20 de fev. de 2009

Compromisso

Compromisso
O compromisso é um assunto de grande importância tanto para os cristãos adultos como e principalmente para os jovens, porque é através do compromisso que vemos muitas outras características do crente. Se observamos no nosso dia- a -dia o compromisso é algo que está presente em muitos momentos da nossa vida, como por exemplo, quem é estudante tem o compromisso de ir todos os dias para a escola, quem trabalha tem o compromisso de estar todos os dias naquele mesmo horário no seu emprego e entre outras situações.
A falta de compromisso na nossa vida revela-nos características indesejáveis como: o quanto somos desobediêntes, infiéis, despreocupados, irresponsáveis e muitas vezes uma pessoa de caráter duvidoso, pois quem não honra com seus compromisso pode deixar qualquer pessoa “na mão”, inclusive um amigo. O cristão não deve ter essas características, pois quando agimos dessa maneira damos maus testemunhos da palavra de Deus, assim diz a palavra do Senhor: “Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa.”Rm.2.24.

E quando agimos sem compromisso?

Quando marcamos algo com alguém e não comparecemos sem justo motivo, por exemlo.
Assim como nós esperamos que tenhamos compromisso uns com os outros, Deus também espera isso de nós para com Ele. Como assim? Deus não quer que os jovens percam a sua mocidade ficando de “braços cruzados”,ou sendo meros freqüentadores da igreja, achando assim, que estam agradando a Deus. O Senhor quer que você, jovem, venha participar ativamente da Sua Obra, pois assim diz o Senhor: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer”. Ec.12.1. Chegará dias que os anos de mocidade passaram e outras obrigações surgiram e muitos se arrependeram de não ter aproveitado os seus dias de juventude para se dedicar a Deus, a Sua Obra e Vontade.
Se pararmos para observar as Escrituras Sagradas, vemos que o compromisso está intimamente ligado a fidelidade. Pense bem: A pessoa que é fiel sempre tem compromisso!!! Exemplo de fidelidade e compromisso:
1. Sadraque, Mesaque e Abdenego: Esses servos se comprometeram com Deus de somente adora-ló, pois assim confirma a Palavra do Senhor: “Nabucodonosor, rei da Babilônia, fez uma estátua de ouro (...)”. Dn.3.1. Essa estátua foi erguida para que todos da cidade à adorassem, mas os fiéis servos de Deus não a adoraram. E por serem servos obedientes, Deus honrou seus servos pelo compromisso livrando-os da fornalha, Dn.3. 23-30.
2. Jesus: Como Deus tornou-se carne, “o verbo se fez carne”,Jo.1.14; e se comprometeu com Deus Pai de vir a Terra e levar sobre Si todos os nossos pecados, “ Eis-me aqui, envia-me a mim”, Is.6.8. Jesus honrou com Seu compromisso quando morreu e ressucitou para sermos justificados,I Co15.3, Rm.4.25.

Diante disso, reflita:

Você está honrando com seu compromisso perante o Senhor, servindo de maneira fiel na Igreja? Deus sempre é fiel conosco mas você tem se comprometido com a obra Dele, agindo com esforço,coragem e ousadia? Como você espera que Deus se agrade de suas atitudes sem fidelidade e compromisso? Pense bem: Sem o compromisso, muitas caracteristicas negativas podem surgir, além disso desagradar à Deus.
Você como jovem não pense que Deus espera que você complete 20, 25, 30 anos para servi-lo, pelo contrário. Grandes servos do Senhor tinham pouca idade, por exemplo, o rei Davi quando fora escolhido por Deus era ainda moço, mas a sua idade não impediu que Deus usasse-o conforme a Sua vontade, “ E disse mais Samuel a Jessé: acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas”. 1Sm.16.11. Davi simplesmente deixou-se ser usado pelo Senhor e desta forma veio posteriormente tornar-se rei. O reinado de Davi não ocorreu do dia para a noite, mas ele tão somente permitiu-se ser usado e comprometeu-se em servir a Deus. Outro exemplo de compromisso de servos jovens é o do profeta Jeremias, esse achava-se uma criança para servir a Deus, “ então disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança”. Jr.1.6. Outro jovem que servia ao Senhor era o profeta Samuel, pois assim diz a palavra de Deus: “Porém Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho”.” “E o jovem Samuel Servia ao Senhor (...)” 1Sm.2.18.3.1.
Não pense que Deus olha você dos altos céus e vê uma criança ou um adolescente. Ele enxerga com olhos espirituais e observa se você quer compromisso com Sua Obra e o quanto você pode se esforçar. Deus espera muito mais do que você tem oferecido à Ele. Não ache que é suficiente ir todos os cultos. Deus quer que honremos com nossos compromisso e ministérios na Igreja. O Senhor não chama os capacitados, mas capacita aqueles que Ele escolhe para pôr a mão no Seu arado. Não espere que você esteja totalmente preparado para ser usado por Deus, porque a preparação é gradativa, pois foi assim que Deus fez com os apóstolos: “E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. Mt.4.18-19. Como é a preparação gradativa? Deus o prepara na medida que você si dispõem a buscá-lo. Não ache que você é incapaz de tomar à frente de algo para servir ao Senhor, basta tão somente que você se comprometa em fazer a vontade Dele e coloque-o à sua frente.
Há alguns tipos de compromissos que devemos ter o cuidado de analisar: o primeiro é o compromisso dentro da igreja, não só como membro mas como participantes de ministérios; e o segundo é o compromisso fora da igreja, isto é, devemos ter o cuidado no nosso proceder, pois é no nosso dia-a-dia, como membros do corpo de Cristo que devemos dar bons testemunhos da nossa vida em Cristo e sendo fiel com nossos compromissos. Não devemos nos limitar em sermos cristãos somente na Igreja, mas também fora dela, nos comprometendo em fazer o Ide do Senhor, pois assim diz a Palavra de Deus: “ E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criaura”,Lc.16.15.
Devemos como servos de Deus obediêntes nos comprometer sempre uns com os outros com oração, jejum, honrando com a nossa palavra diante dos irmãos, diantes das autoridades que Deus colocou na Igreja, como pastores,obreiros,diáconos,líderes etc.
Jovens, sejam como o Apóstolo Paulo que não teve medo de pregar o evangelho, mesmo sabendo que iria passar por tribulações. Paulo como servo de Deus também honrou com seu compromisso diante do Senhor fazendo a Sua vontade, pois assim diz a Palavra de Deus: “E, agora, eis que ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que me há de acontecer, senão o que o Epírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.” At.20.22-23. Devemos por amor ao Senhor Jesus fazer aquilo que Ele nos ordena, porque é como fala a Palavra: “ Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus”. At.20.24.
Portanto vamos nos comprometer verdadeiramente com o nosso Senhor Jesus Cristo, com Sua Obra, Igreja, Ministério e com tudo aquilo que Ele colocou em nossas mãos. Honre nem que seja com o menor dos compromissos, pois Deus não nos olha da maneira que nós nos olhamos, Deus valoriza e observa cada atitude nossa. Não despreze aquilo que Deus lhe deu por você achar que pode ser insignificante, pois Ele usa das pequenas coisas para prepará-los para grandes Obras.
Por fim, observem esse estudo interessante que anexei e que servirá também de base para você ter mais compromisso. Esse é o site de pesquisa http://www.montesiao.pro.br/estudos/Celula/e345.htm utilizado para reproduzir esse pequeno estudo abaixo:

Compromisso com Deus
Estudo 345
Texto: "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando" (Jo 15:14).

Introdução: O Nosso Deus é um Deus de compromisso, Ele está comprometido conosco 24 horas, Ele tem uma aliança conosco e um compromisso de nos guiar, nos guardar, nos proteger, nos fortalecer, nos curar e nos suprir em todas as nossas necessidades – “Vós estais, hoje, todos perante o Senhor, vosso Deus: os cabeças de vossas tribos, vossos anciãos e os vossos oficiais, todos os homens de Israel, os vossos meninos, as vossas mulheres e o estrangeiro que está no meio do vosso arraial, desde o vosso rachador de lenha até ao vosso tirador de água, para que entres na aliança do Senhor, teu Deus, e no juramento que, hoje, o Senhor, teu Deus, faz contigo” (Dt. 29:10-12).
O que significa ser comprometido com Deus?
Você é comprometido com Deus?
1) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE RENÚNCIA
"Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo" (Lc 14:26,27).
a) Renúncia do Eu
b) Da carne (desejos pecaminosos)
c) Do pecado
d) Dos meus projetos pessoais

2) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE DISCIPLINA
a) Disciplina da oração – Lc 18:1
b) Disciplina na meditação na palavra
c) Disciplina do jejum
d) Disciplina da consagração
e) Disciplina no enchimento do Espírito Santo - Ef 05:18
f) Disciplina na comunhão com o corpo (igreja) - Rm 12:1-12

3) O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE PERSEVERANÇA
a) Precisamos vencer o cansaço
b) Vencer a comodidade
c) Os falsos sentimentos
d) A falsa espiritualidade
e) As condições adversas.

4) O QUE DETERMINA O NOSSO COMPROMISSO COM DEUS
a) O nosso amor a Jesus - Jo 15:13
b) O nosso desejo de exercitar os dons que recebemos
c) A consciência do nosso chamado - Jo 15:1-4,16; Mt 28:19,20.

Conclusão: Até que ponto você é comprometido com Deus?
Pr. Paulo Cezar Martins – COMEVI – Itaperuna – RJ
comevi@ig.com.br

Que Deus abençoe vocês com mais compromisso e espiritualidade !!!

0 comentários: