16 de jun. de 2008

O pecado, a queda e a graça de Deus

Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus - Romanos 8:1.

Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça - Romanos 6:14.

Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu - Gênesis 3:1 - 6.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor - Romanos 6:23.

Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado - Hebreus 9:26.

SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração! - Êxodo 34:6 - 7.

O motivo porque o autor se sentiu impelido a escrever este artigo, tem a ver com as inúmeras acusações que tem sofrido de ser muito exclusivista nas suas posições acerca da salvação pela graça, mediante a fé em Jesus somente. Nestes dias de "igrejas emergentes", onde um autor alega ter, finalmente, descoberto a "mensagem secreta de Jesus Cristo", e onde muito pastores têm defendido idéias de que é possível para um muçulmano, um hinduísta, um animista etc serem salvos por Deus, sem, necessariamente, aceitarem a obra redentora de Jesus, torna-se imperioso falar em defesa da verdade como revelada nas páginas das Escrituras Sagradas contidas no Antigo e Novo Testamento.

É convicção deste autor que toda esta discussão que está aí com respeito à "igreja emergente", bem como à chamada "teologia relacional" é fruto da ignorância pura ou proposital por parte daqueles que se recusam aceitar a verdade revelada acerca do pecado, da queda e da graça redentora de Deus através de Jesus Cristo.

Introdução

Ah! O pecado. Palavra pequena, mas tão cheia de força. Força capaz de pegar seres humanos, criados à imagem do próprio Deus, e reduzi-los a meros escravos de toda sorte de paixões e concupiscências. O propósito deste estudo é falar acerca desta questão do pecado, desde a queda de nossos primeiros pais até as implicações que esta mesma queda tem sobre cada um de nós. Mas nossa intenção não é parar por aí e sim, demonstrar como a nossa vida "em Cristo" representa, acima de tudo, completa libertação tanto da condenação, como do poder e culminando com a libertação da própria presença do pecado. A Bíblia nos ensina que através da obra realizada por Jesus somos:

¢ Libertos da condenação do Pecado - ver Romanos 8:1.

¢ Libertos do poder do pecado sobre nossas vidas - Romanos 6:14.

De fato, a obra de Jesus é tão avassaladora sobre o pecado que o autor da Epístola aos Hebreus nos diz: "Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado - Hebreus 9:26.

Mas a obra de Jesus não para por aí, pois além de aniquilar o pecado, a morte também é vencida através da Sua ressurreição, os pecadores são transformados em santos e aquele que tinha o poder da morte, a saber, o diabo, é também destruído conforme podemos ler em Hebreus 2:14 - 15: "Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também Ele, igualmente, participou, para que, por Sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida".

Um dia, nós temos esta promessa, nossos próprios corpos serão glorificados i.e. serão revestidos de imortalidade e então estaremos, também, na própria presença de Deus, livres de toda e qualquer presença do pecado. Ver, por exemplo:

¢ Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo - 1 Coríntios 15:53 - 57.

¢ Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas - Filipenses 3:20 - 21.

¢ Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho - Apocalipse 21:3 - 7.

¢ Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele - Apocalipse 22:3 - 4.

O que acabamos de escrever fala acerca do final da história. Vamos, então, ver como tudo isto começou.

Continua...
----------------------------
Faça o download da versão completa do estudo "O PECADO, A QUEDA E A GRAÇA DE DEUS" em:

Download em formato PDF: O PECADO, A QUEDA E A GRAÇA DE DEUS


O formato PDF, requer Adobe Reader - faça o download GRÁTIS

Obs.: Dependendo da sua conexão o download do arquivo pode demorar até 10 minutos. Caso queira salvá-lo em seu micro, clique com o botão direito do mouse sobre o link acima e escolha a opção "SALVAR DESTINO COMO".

0 comentários: