16 de jun. de 2008

Nossa preciosa esperança


Um estudo acerca da esperança cristã como apresentada no antigo testamento na literatura intertestamental e no novo testamento

O termo lhy – yahal – esperar, aguardar - aparece 18 vezes na forma Piel - ativo intenso - 15 vezes na forma Hifil - ativo causativo - e 3 vezes na forma Nifal - passivo simples - e traduz a idéia de “confiar, esperar com confiança” e “aguardar longamente ou pacientemente”. Esta expressão designa tanto a espera por um breve período, como aconteceu com Noé quando “então, esperou ainda mais sete dias e soltou a pomba; ela, porém, já não tornou a ele – Gênesis 8:12”; como também designa a “esperança ou expectativa” que tão bem caracterizam o fiel que espera pacientemente, com fé e confiança no Senhor. Nos dias do profeta Ezequiel era comum a existência de falsos profetas – ver Ezequiel 13:6 - que enganavam o povo fazendo-o esperar por dias melhores, o que não passava de fantasia. Esta fantasia dos dias de Ezequiel é bastante semelhante à incerteza preconizada pela filosofia grega. Do outro lado, a esperança do povo de Deus, não é algo incerto e sim o terreno sólido sobre o qual estão apoiadas suas expectativas. É neste sentido que o termo lhy – yahal – esperar, aguardar - é aplicado a Deus. O salmista intencionava exatamente isto ao dizer:

“Espere Israel no SENHOR, pois no SENHOR há misericórdia; nele, copiosa redenção. – Salmos 130:7”.

“Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre. – Salmos 131:3”.




Nota do JesusSite:
Este excelente trabalho possui diversas palavras citadas em grego e hebraico, e por isto disponibilizamos abaixo a versão completa do texto em formato PDF, para que não necessite instalar estas fontes. Boa leitura!
----------------------------
Download do texto completo:

Download em formato PDF: NOSSA PRECIOSA ESPERANÇA


O formato PDF, requer Adobe Reader - faça o download GRÁTIS

Obs.: Dependendo da sua conexão o download do arquivo pode demorar até 10 minutos. Caso queira salvá-lo em seu micro, clique com o botão direito do mouse sobre o link acima e escolha a opção "SALVAR DESTINO COMO".

0 comentários: